sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bons drinks

Como toda sexta-feira, hoje é dia de coquetéis.
Me empolguei e resolvi trazer duas receitas com algumas curiosidades.
O primeiro coquetel é muuuito conhecido e super tradicional: a caipirinha.
"No século XIV, a caipirinha se tornou bebida-símbolo de São Paulo. Há duas possíveis histórias de origem pra ela. Primeira história: a caipirinha foi inventada pelo Sr. Paulo Vieira na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, quando os seus trabalhadores adoeceram com a gripe espanhola. Sendo muito comum o uso do álcool em remédios caseiros.
Segunda história: Para os historiadores, a caipirinha foi criada por fazendeiros na região de Piracicaba, como um drinque local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira da região." Fonte: Wikipédia.

Caipirinha

Fonte: Fazenda Capoava.

Ingredientes:

  • 3/4 de um limão picado
  • 75 ml de cachaça (ou 1/3 de xícara)
  • 36 gramas de açúcar (ou 3 colheres de sopa)

Modo de preparo:

Amasse o limão juntamente com o açúcar em uma coqueteleira. Adicione o gelo e a cachaça e bata bem. Se quiser, coloque uma rodela de limão para decorar. Caso você não tenha uma coqueteleira, faça diretamente no copo.


Gente, não confundam, caipirinha é feito somente com cachaça. Se você fizer com vodca, é caipiroska e com sakê, é sakerinha. Se você fizer com qualquer outra bebida, será uma batida.


O outro coquetel do dia é a margarita (marguerita é só a pizza, por favor). Também é super conhecida.
Pra variar, não tem uma única história.
Segundo o Wikipédia, há relatos que ela foi criada por Margarita Sames, uma socialite que costumava dar festas em sua casa para famosos e foi desafiada a criar um coquetel, daí a origem do nome. Há rumores também que foi um barman que criou em homenagem à uma moça que se apresentava em cassinos, entre outras história.

Margarita

Fonte: Gastronomia Contemporânea.

Ingredientes:
  • 50 ml de tequila (ou 1/4 de xícara)
  • 25 ml de licor de laranja* (Cointreau - ou 2 colheres de sopa)
  • 15 ml de suco de limão (ou 1 colher de sopa)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira (ou no mixer/liquidificador), juntamente com gelo, e bata. Coloque um pouco de suco de limão em um prato, molhe toda a borda do copo. Em seguida, passe a borda do copo, girando, em um prato com sal. Se quiser, decore com metade de uma rodela de limão.

*É super fácil de encontrar no mercado. Segue abaixo a foto.

Fonte: Terra dos vinhos.

Todo o dia é dia de comemorar.
Se deliciem!
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário