Como toda sexta-feira, hoje é dia de coquetéis.
Me empolguei e resolvi trazer duas receitas com algumas curiosidades.
O primeiro coquetel é muuuito conhecido e super tradicional: a caipirinha.
"No século XIV, a caipirinha se tornou bebida-símbolo de São Paulo. Há duas possíveis histórias de origem pra ela. Primeira história: a caipirinha foi inventada pelo Sr. Paulo Vieira na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, quando os seus trabalhadores adoeceram com a gripe espanhola. Sendo muito comum o uso do álcool em remédios caseiros.
Segunda história: Para os historiadores, a caipirinha foi criada por fazendeiros na região de Piracicaba, como um drinque local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira da região." Fonte: Wikipédia.
Fonte: Fazenda Capoava.
Ingredientes:
- 3/4 de um limão picado
- 75 ml de cachaça (ou 1/3 de xícara)
- 36 gramas de açúcar (ou 3 colheres de sopa)
Modo de preparo:
Amasse o limão juntamente com o açúcar em uma coqueteleira. Adicione o gelo e a cachaça e bata bem. Se quiser, coloque uma rodela de limão para decorar. Caso você não tenha uma coqueteleira, faça diretamente no copo.
Gente, não confundam, caipirinha é feito somente com cachaça. Se você fizer com vodca, é caipiroska e com sakê, é sakerinha. Se você fizer com qualquer outra bebida, será uma batida.
O outro coquetel do dia é a margarita (marguerita é só a pizza, por favor). Também é super conhecida.
Pra variar, não tem uma única história.
Segundo o Wikipédia, há relatos que ela foi criada por Margarita Sames, uma socialite que costumava dar festas em sua casa para famosos e foi desafiada a criar um coquetel, daí a origem do nome. Há rumores também que foi um barman que criou em homenagem à uma moça que se apresentava em cassinos, entre outras história.
Margarita
Fonte: Gastronomia Contemporânea.
Ingredientes:
- 50 ml de tequila (ou 1/4 de xícara)
- 25 ml de licor de laranja* (Cointreau - ou 2 colheres de sopa)
- 15 ml de suco de limão (ou 1 colher de sopa)
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira (ou no mixer/liquidificador), juntamente com gelo, e bata. Coloque um pouco de suco de limão em um prato, molhe toda a borda do copo. Em seguida, passe a borda do copo, girando, em um prato com sal. Se quiser, decore com metade de uma rodela de limão.
*É super fácil de encontrar no mercado. Segue abaixo a foto.
Fonte: Terra dos vinhos.
Todo o dia é dia de comemorar.
Se deliciem!
Beijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário