quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pão de queijo

Depois de um lindo e corrido feriadão, as coisas estão voltando ao normal e daqui a dois dias já é sábado e domingo novamente. (amém, oi Insanitária!)
Resolvi postar uma receita super mineirinha porque lembrei da minha amiga Consuelo e seu jeitinho mineiro de ser (não tem doce de leite melhor que o dela).
A maioria das pessoas gosta de um pão de queijo quentinho, principalmente com o frio chegando, é irresistivelmente delicioso.
Aproveitem.

Pão de queijo


Fonte: Ideia de Chef.

Ingredientes:
  • 6 xícaras de polvilho azedo
  • 200 ml de óleo (ou 1 xícara)
  • 4 xícaras de queijo minas padrão curado ralado*
  • 440 ml de leite integral fervido (ou 2 xícaras)
  • 150 gramas de ovos (ou 3 unidades)
  • 20 gramas de sal (ou 1 colher de sopa)

Modo de preparo:

Junte o polvilho, o sal, o óleo e o leite fervido e deixe descansar por 30 minutos (deve ficar coberto por um pano, pois isso serve para escaldar o polvilho**). Em seguida, junte os demais ingredientes. Misture bem mas, sem sovar ou bater, até que o queijo esteja totalmente incorporado na massa. Faça bolinhas com as mãos e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por 25 a 35 minutos ou até que esteja crocante.


Não consegui converter o polvilho azedo e o queijo minas em gramas, não achei equivalências próximas. Então, a medida será na boa e velha xícara mesmo.


*O queijo minas é muito comum e é facilmente encontrado em mercados. Porém, você pode utilizar o queijo que você tem em casa ou preferir, caso goste de um sabor mais forte de queijo. Você também pode congelar o pão de queijo já no formato de bolinha, porém, cru e é só retirá-lo do congelador e levar ao forno pré-aquecido.


**Procurei em alguns sites o porquê de escaldar o polvilho e a única resposta em comum que eu achei é que é para você não ficar com azia ou má digestão devido ao amido da mandioca. Se alguém souber outro motivo, por favor, me avise. :D


Se deliciem!
Há surpresas vindo por aí.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário