domingo, 16 de fevereiro de 2014

Torta de limão

Domingo é o dia em que você sempre está a procura de alguma coisa boa pra comer.
Por isso, não sou o Chapolin Colorado mas, irei te salvar, ahaha.
Essa receita é super rápida de fazer e fica uma delícia. Principalmente quando aparece aquela visita inesperada.


Torta de limão


Ingredientes:

Massa:
  • 1 pacote de bolacha da vaquinha (os três pacotinhos que vem dentro)
  • 200 gramas de manteiga sem sal (ou 1 tablete)
Recheio:
  • 395 gramas de lata de leite condensado (ou 1 lata)
  • 105 ml de suco de limão coado (ou 7 colheres de sopa)
  • 100 gramas de creme de leite sem soro (ou metade da caixinha)
  • 1 colher (rasa) de raspas de limão (opcional)
Cobertura:
  • 60 gramas de clara (ou 2 unidades)
  • 48 gramas de açúcar (ou 4 colheres de sopa)

Modo de preparo:

Massa: Coloque as bolachas para triturar no processador ou no liquidificador (foto 1). Em seguida, pique a manteiga em cubinhos e adicione à bolacha (foto 2). Mexa com as pontas dos dedos até não restar mais nenhum pedacinho de manteiga. Coloque a massa em uma forma de fundo removível (22 cm de diâmetro) e forre o fundo e as laterais com a massa (foto 3).  A massa não pode ser muito fina pois, quando você retirá-la da forma, ela irá quebrar. (Eu fiz em uma forma de 24 cm de diâmetro e sobrou um pouco de massa. Então, dependendo da forma que você usar, use dois pacotinhos de bolacha e 2/3 da manteiga) Leve à geladeira.

Recheio: Misture em uma tigela, o leite condensado com o suco de limão. (Você poderá achar que é bastante suco e que não vai dar certo mas, enquanto você mexe, o leite condensado e o suco vão se homogenizando e engrossando.) Acrescente o creme de leite e as raspas de limão e mexa bem (foto 4). Reserve.

Cobertura: Bata as claras em neve (foto 6). Em seguida, adicione o açúcar e bata até dobrar de volume. (foto 8) 

Retire a massa da geladeira, recheie com o creme de limão (foto 5) e cubra-a com a cobertura (fotos 9 e 10). Se quiser, dourar o merengue leve ao forno pré-aquecido a 250ºC e coloque no modo gratinar (se tiver essa opção no seu forno - foto 11). Quando o merengue estiver dourado, retire a torta do forno (ou use um maçarico, se você tiver). Deixe esfriar e leve à geladeira. Retire da forma antes de servir. Sirva gelada.



Para fazer os merengues em cima da torta, eu usei o saco de confeitar com o bico pitanga. Se você não sabe usar ou não tem, compre em casas especializadas ou casas de festas, às vezes até no mercado tem, pode ser aqueles bicos de plástico mesmo que são baratinhos e arrisque-se. Não custa tentar e é um diferencial a mais em sua torta.
Se quiserem outros tipos de massa, é só pedir que eu passo. Já fiz essa torta com massa podre e massa brisée, ficaram ótimas também.
Como dá pra ver nas fotos, eu fiz o merengue italiano e não o francês como consta na receita. Eu prefiro o italiano porque o merengue fica mais firme porém, é necessário a utilização de um termômetro culinário. Caso alguém queira, eu também posso passar a receita do merengue italiano.
Segue abaixo a foto da forma que eu utilizei.




Divirtam-se nesse domingo ensolarado, pelo menos aqui em Floripa.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário